naia alban
odebrecht | 50 anos
(2006)
2006 | 50 Anos de Urbanização de Salvador da Bahia no Século XIX | ODEBRECHT
A Organização Odebrecht patrocina iniciativas culturais, desde 1959, resgatando valores artísticos e estimulando a preservação do patrimônio histórico. A partir do ano de 2003, esta contribuição passou a ser realizada por meio do Prêmio Clarival do Prado Valladares, concedido anualmente para um projeto de pesquisa inédito, voltado para temas ligados à história do Brasil, com ênfase prioritária no Estado da Bahia.
Em 2005, foi lançado o livro 50 anos de Urbanização - Salvador da Bahia no Século XIX, da pesquisadora Consuelo Novais Sampaio, vencedora da primeira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares. A obra mostra as transformações ocorridas em Salvador, com o surgimento dos primeiros serviços de transporte coletivo, abastecimento de água, saneamento e iluminação.
Além da publicação, as 220 imagens de Salvador, na sua grande maioria ainda inéditas, foram selecionadas e expostas em uma mostra que enfocou a capital da Bahia do Século XIX. O SETE43 Arquitetura desenvolveu um projeto que destacou as etapas de evolução urbana, no período de 1850 a 1900, estendendo-se desde a época em que os senhores e as sinhás usavam redes e cadeirinhas de arruar para se deslocarem, até a inauguração dos bondes elétricos e da energia nas ruas e residências, tão bem descritas pela autora.
A espacialidade central do edifício da sede da ODEBRECHT em Salvador, onde foi montada a exposição, com o seu pé direito triplo e coberto por uma claraboia translúcida, foi o elemento fundamental e definidor da concepção expográfica.