top of page

naia alban

PHOTO-2020-09-29-12-01-27_edited.jpg

Naia Alban Suarez é graduada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) da Universidade Federal da Bahia - UFBA (1986) e Doutora pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid - Universidad Politécnica de Madrid – ETSAM/UPM (1994). Em 2002, assumiu o cargo de Professora Efetiva da Faculdade de Arquitetura-UFBA, para a área de projeto de arquitetura. Em 2019, passou a ser Professora Titular-UFBA.

Esteve à frente da Diretoria da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia desde agosto de 2011 até fevereiro de 2020. Enquanto diretora, foi Presidente da Comissão de Patrimônio, Meio Ambiente e Espaço Físico do CONSUNI (2014-2020).

Dentre os projetos desenvolvidos na sua gestão, destacam-se: 1) Programa institucional FAUFBA de assistência estudantil / LIG FAU + kit didático (2018 e atual). 2) Programa de parceria com o IPHAN-BR na execução de ações de conservação nos terreiros de candomblé Seja Hunde - Roça do Ventura (Cachoeira), Ilê Omo Agboula (Itaparica), Ilê Maroialaji - Terreiro do Alaketu (Salvador) (2017 e atual). 3)Coordenação da Extensão do Projeto executivo da Praça Saramandaia. MP-BA/Prefeitura do Salvador/FAUFBA/RAS - Rede de Associações de Saramandaia (2014/2017). 4) Maquete dos campi da UFBA: um processo colaborativo (2016/2018).

Como professora, também integra o quadro permanente do MP-CECRE/UFBA e é colaboradora do PPGAU/UFBA, além de liderar o Grupo de Pesquisa PROJETO, CIDADE E MEMÓRIA (registrado no CNPQ desde 2015), juntamente com o professor Nivaldo Andrade (FAUFBA). Desenvolve metodologias de projetos participativos, na área da extensão universitária, e vem concentrando sua produção de pesquisa acadêmica nas áreas de: produção do espaço arquitetônico, patrimônio construído, espaço público e arquitetura contemporânea na América Latina. 

No âmbito da sua produção acadêmica, tem artigos publicados e orienta teses e dissertações. Possui vários TFGs, Trabalho Final de Graduação, premiados pelos Concurso Nacional Opera Prima, Prêmio Syene Jovens Arquitetos e Prêmio Rosa Kliass de Paisagismo/Nordeste.

Dentre as principais publicações, destacam-se: Entrevista para a Revista Projetar, setembro/2020 e 3 [+1]: estratos de uma memória arquitetônica. Defesa de Memorial para promoção à Classe de Titular. Salvador: Repositório UFBA (2019) http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29029.

Como arquiteta, fundou, em sociedade com o arquiteto Moacyr Gramacho, o SETE43 Arquitetura, escritório que teve projetos de arquitetura premiados em concursos, nacionais  (3º lugar no Concurso Público Nacional de Ideias Para a Urbanização do Parque do Aeroclube de Salvador, Prefeitura do Salvador/IAB-Bahia, 1992 e; 1º lugar no Concurso Público Nacional para as Áreas Estruturantes do Subúrbio Ferroviário - Núcleo Paripe/Salvador, Prefeitura Municipal de Salvador / IAB-Bahia, 1999) e internacionais (selecionado para a segunda etapa de Concurso - Projeto RIO174, Gasômetro do Rio de Janeiro, Concurso Internacional de Arquitetura. Consórcio Santiago de Compostela /Espanha, 2000).

O Sete43 participou da Exposição Internacional Comemorativa de Arquitetura – Encore Moderne/Ano do Brasil na França, Paris, 2006, com duas obras construídas: Casa Curva (2002) e Casa Muro (1998). E conquistou o 1º Lugar na categoria Arquitetura de Espaços Urbanos na VI BIENAL IBERO-AMERICANA DE ARQUITETURA E URBANISMO - 2008, em Lisboa, com a PRAÇA TURCA [Dedé Caxias], construída na cidade de Juazeiro, interior da Bahia. Também se destaca o Diagnóstico e Diretrizes para Urbanização da Pista de Borda Análise de implantação – PIS Ribeira, uma consultoria técnica do BID/SEDUR-BA, que contou com vários colaboradores do SETE43 e convidados. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32033

Atualmente, Naia Alban está desenvolvendo a pesquisa Formas de habitar os vazios patrimoniais herdados: um olhar para a América Latina. Direcionada para o título de Pós Doutorado, esta pesquisa está sendo realizada em parceria com a Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri / Universidade Politécnica de Madri – Espanha, e com o apoio da CAPES, através da concessão da Bolsa CAPES-Print: Professor Visitante no Exterior – Sênior.

© 2023

Sete43

Salvador/BA

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Vimeo Cinza
bottom of page